Material Didáctico – Uma intervenção do século XXI

Identificámos 20 competências-chave para o sucesso escolar e desenvolvemos centenas de actividades específicas para as estimular, adaptadas a cada nível escolar.

Experimente as actividades educativas online da Wise Up Academy, destinadas a proporcionar um desenvolvimento das competências cognitivas nos alunos de todos os ciclos de ensino, de forma a atingir o sucesso escolar.

As competências cognitivas que a plataforma trabalha são as seguintes:

- Nível de conhecimento Geral Factual

Competência verbal, associada a estimulação e riqueza cultural, interesses e compreensão. Relevante para um bom desempenho académico ao nível de disciplinas como português, Ciências, Historia entre outras.

- Conhecimento Lógico Abstracto

Competência verbal, associada ao entendimento que o aluno tem do exterior e sua auto-motivação. Relevante para um bom desempenho académico ao nível de disciplinas como química, física, geometria entre outras.

Experimente já: Sokoban

- Capacidade de Computação

Competência de realização, associada à atenção, concentração, capacidade de trabalho sobre tensão e ansiedade. Relevante para um bom desempenho académico ao nível de disciplinas como matemática e química.

Experimente já: A torre

Experimente já: Ordena os números

- Raciocínio Quantitativo

Competência de realização, associada à capacidade de resistência à distracção, à memória de trabalho e à concentração. Relevante para um bom desempenho académico ao nível das Ciências exactas como Matemática e química, entre outras.

Experimente já: Peso Certo

- Desenvolvimento da Linguagem

Competência verbal, associada à estimulação cultural efectuada no âmbito familiar, bem como, no ambiente escolar. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da linguagem e expressão oral e escrita em disciplinas como, português, línguas estrangeiras, geografia entre outras.

- Conhecimento de Palavras

Competência verbal, associada à estimulação cultural efectuada no âmbito familiar. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da linguagem e expressão oral, mais propriamente no domínio de significados, tão importante em disciplinas como, português, História, línguas estrangeiras, geografia entre outras

Experimente já: Adivinha a palavra

- Demonstração de Informação Prática

Competência verbal, associada ao desenvolvimento de consciência e juízo moral. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da capacidade de evocar os conhecimentos, indispensável para um bom aproveitamento em qualquer disciplina.

- Avaliação e uso de Experiências Passadas

Competência verbal, associada à maturidade social e compreensão das normas sociais. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da capacidade de Métodos e Hábitos de Estudo, indispensável para um bom aproveitamento em qualquer disciplina.

- Memória Auditiva de Curto Prazo

Competência verbal, associada à capacidade de atenção concentração, distracção e ansiedade. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da capacidade de memória imediata, indispensável para um bom aproveitamento em qualquer disciplina.

- Alerta visual

Competência de realização, associada à capacidade para responder perante a incerteza e trabalho sobre pressão. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da capacidade de flexibilidade, tão importante para se ajustar às diferentes tarefas escolares, indispensável para um bom aproveitamento em qualquer disciplina.

Experimente já: Jogo da memória

- Reconhecimento e identificação visuais (memória visual de longo prazo)

Competência de realização, associada à capacidade de concentração e ligado ao estilo cognitivo de aprendizagem. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da capacidade para memorizar esquemas e informação em geral, indispensável em disciplinas como Estudo do Meio, Ciências, Historia, Artes, entre outras.

Experimente já: Igual ou Diferente

- Antecipação de Consequências

Competência de realização, associada à criatividade e capacidade de trabalho. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da capacidade de Métodos e Hábitos de Estudo, indispensável para um bom aproveitamento em qualquer disciplina.

- Sequenciação Temporal

Competência de realização, associada às oportunidades culturais veiculadas pela estimulação familiar. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da capacidade de organização e antecipação, indispensável para um bom aproveitamento em qualquer disciplina.

- Análise do todo a partir de partes componentes

Competência de realização, associada à integração visuo-motora dos estímulos à sua volta. Relevante para um bom desempenho académico ao nível das Línguas e das Ciências exactas como Português, Matemática,  Química, entre outras.

- Formação de conceitos não-verbais

Competência de realização, associada à velocidade de realização das tarefas mentais, ou seja, do raciocínio. Relevante para um bom desempenho académico ao nível das Ciências exactas como, Matemática,  Química, entre outras.

- Visualização Espacial

Competência de realização, associada à capacidade de orientação no espaço e de decifração de conteúdos espaciais. Relevante para um bom desempenho académico ao de disciplinas como, Educação Física, Artes, entre outras.

Experimente já: Tangram

- Benefício do Feedback sensório-motor

Competência de realização, associada à organização perceptiva e aquisição do esquema corporal. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da capacidade manipulação e relacionamento com o meio envolvente, indispensável para um bom aproveitamento em disciplinas mais dinâmicas e práticas.

- Antecipação das relações entre as partes

Competência de realização, associada à capacidade de análise visual e compreensão das relações das partes com o todo. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da capacidade de organização e métodos e Hábitos de Estudo, indispensável para um bom aproveitamento em qualquer disciplina.

- Flexibilidade

Competência de realização, associada à capacidade de iniciativa para experimentar e deixar-se invadir por novas soluções e cognições. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da capacidade de elasticidade cognitiva, importantíssimo para se ajustar às diferentes tarefas escolares, indispensável para um bom aproveitamento em qualquer disciplina.

- Capacidade de seguir Instruções

Competência de realização, associada à capacidade de interiorização de padrões sociais. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da capacidade para cumprir as normas e regras escolares, indispensável para um bom aproveitamento em qualquer disciplina.

- Velocidade Psicomotora

Competência de realização, associada à capacidade de adaptação social e motivação elevada. Relevante para um bom desempenho académico ao nível da capacidade para concluir as tarefas propostas, indispensável para um bom aproveitamento em qualquer disciplina.

- Velocidade de execução e perspicácia

Competência de realização, associada à capacidade de memória de trabalho visuo-espacial. Relevante para um bom desempenho académico ao nível das Ciências exactas como, Matemática, Química, Física, entre outras.

- Seguimento de um padrão visual

Competência de realização, associada à capacidade de planeamento e velocidade e precisão. Relevante para um bom desempenho académico ao nível das capacidades perceptivas, indispensável para um bom aproveitamento em disciplinas mais práticas e dinâmicas.

- Previsão

Competência de realização, associada à organização perceptiva e controlo visuo-motor. Relevante para um bom desempenho académico ao nível das capacidades perceptivas e manipulativas, indispensável para um bom aproveitamento em disciplinas mais práticas e dinâmicas.